terça-feira, 17 de setembro de 2013

Elefantes

O  ELEFANTE
 
 O elefante é o maior e o mais imponente dos habitantes da selva - o verdadeiro Rei! Concederam os homens ao leão uma realeza, por assim dizer, de direito. O elefante dispõe dela de facto. Tem a Força, a Inteligência e o Porte. Tudo, neste animal disforme, desproporcionado, poderoso e impressionante, inspira simpatia: o seu tronco caricatural de burguês, flácido e toscamente assente em quatro  pernas bambalhonas; a cauda pequenita e esfarripada, inconcebível em animal de tamanho vulto e, sobretudo, a enorme cabeça, com as orelhas inquietas, a tromba prescrutadora e fantasista, o riso alvo das presas e os olhitos cheios de zombeteira bonomia, formam um conjunto simpático e agradável que, quando não amedronta, faz sorrir e enternecer. O elefante africano macho é actualmente o maior animal terrestre, podendo atingir 3,5 metros de altura e 5,5 toneladas de peso. A sua pele é tão dura que resiste praticamente a quaisquer garras ou colmilhos. A cria, porém, é muito vulnerável e a mãe, auxiliada pelos outros membros da manada, protege-a com a maior solicitude, investindo contra qualquer animal que ameace molestá-la. 
São conhecidas duas espécies: o Elefante Africano (maior) e o Asiático (mais pequeno, com orelhas menos largas e com uma protuberância frontal).Encontra-se em África, na Ásia tropical e no arquipélago de Sunda. As sua defesas, que chegam a pesar 100 quilos, fornecem todo o marfim, principal motivo da sua caça, que é objecto de comércio e é manufacturado, especialmente na China e no Japão. É herbívoro, de uma cor castanha acizentada, e vive em grandes manadas.Animal fácilmente domesticável, principalmente o da Ásia (que tem as orelhas mais pequenas) é, mercê da sua inteligência e força, utilíssimo em transportes em zonas inacessíveis, e muito utilizado em espectáculos de circo.   
Os elefantes bebem cerca de 200 litros de água por dia e comem entre 150 e 300 kg de vegetais. Regularmente ingerem também terra rica em sais minerais, complementando a dieta, de modo a evitar carências alimentares. 

elefante  é o maior mamífero terrestre do mundo e pertence à família Elephantidae e à ordem dos Proboscídeos. Existem, hoje, duas espécies, são elas: elefante-asiático (Elephas maximus) que habita a Índia e o sudoeste asiático, e o elefante-africano (Loxodonta africana) que, como o nome diz, vive na África. Uma característica marcante deste animal é a longa tromba (formada pela fusão do lábio superior com o nariz) que é utilizada para beber água e para levar alimentos até a boca.

Elefante africano
A principal diferença visual entre ambas as espécies é o tamanho das orelhas, já que o elefante africano  (também maior em tamanho) possui orelhas bem maiores do que o asiático. Essa diferença do tamanho das orelhas se deve ao fato do elefante africano viver em um ambiente mais quente, onde, ao abanar as orelhas, provoca uma diminuição de temperatura do seu corpo.
O elefante africano tem longas presas (feitas de marfim), tanto o macho quanto a fêmea, na espécie asiática só o macho as têm. As presas são, na verdade, dentes superiores incisivos muito desenvolvidos utilizados para escavar embusca de água ou alimentos como raízes. As presas também são usadas para criar trilhas na mata, em alguns casos, como armas. A velocidade média de crescimento das presas é de 15 cm por ano.
Os elefantes formam manadas (divididas em famílias) matriarcais, ou seja, é uma fêmea que lidera o grupo. Quando um macho cresce e atinge a maturidade sexual, freqüentemente desrespeita a hierarquia da manada e, em seguida, é expulso do grupo pela fêmea dominante.

Elefante asiático
O peso de um elefante adulto pode chegar a 12 toneladas e, em média, sua altura chega a 4 metros. O habitat deste animal são as florestas tropicais e as savanas, na África encontram-se elefantes em países tais como: Uganda, Tanzânia e Quênia. Os elefantes se alimentam de plantas (herbívoros) e, quando adultos, seu consumo diário de alimentos pode chegar a 140 kg.
Os filhotes podem nascer com até 90 kg e o período de gestação normalmente varia entre 20 e 22 meses. A expectativa média de vida para estes animais é de 60 anos, quando seus molares caem impossibilitando sua alimentação e, assim, eles acabam morrendo. Isso sem falar da caça indiscriminada, feita ao longo de décadas, que tem reduzido bastante a população de elefantes, levando-os a correr risco de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário