terça-feira, 22 de outubro de 2013

Golfinhos

Nome popular:Golfinho comum
Nome Científico:Delphinus delphis
Distribuição geográfica: Estepes cobertas de árvores e de moitas, conhecidas como savanas africanas
Não é peixe: Todo mundo pensa que o golfinho é um peixe, mas não é. Ele é um mamífero, assim como a baleia.Habitat natural: Os oceanos e mares de todo o mundo - perto ou longe dos continentes. No Brasil, pode ser visto ao longo de todo o litoral,do Nordeste ao Rio Grande do Sul
Hábitos alimentares:Come peixes e lulas
Tamanho: De 1,5 a 3,5 metros de comprimento
Peso: Pode pesar até 110 kg
Período de gestação: Dura de 10 a 11 meses.
Filhotes: Nascem com pouco menos de 1 metro e são amamentados por pelo menos 14 meses. A fêmea tem um filhote a cada 2 ou 3 anos
Tempo médio de vida: De 20 a 35 anos
Contra a extinção: A pesca do golfinho é proibida desde 1988
Curiosidades:
Os golfinhos vivem em grupos, que podem chegar a milhares de animais entre os que vivem no oceano. Na costa, é possível ver até 500 golfinhos juntos.
Mergulham até 300 metros de profundidade e podem ficar até 8 minutos embaixo d'água. Mas estes animais dóceis passam a maior parte do tempo, mesmo, na superfície das águas, acompanhando os barcos.
Além desta espécie, há outras 36. É comum que o golfinho comum seja confundido com o golfinho-riscado (Stenella Coeruleoalba).
São ágeis, velozes e acrobatas. Saltam e nadam na proa de embarcações. As vocalizações incluem vários estalos e assobios. Sabe-se que o golfinho-comum pode mergulhar até 280 metros, ficando embaixo d'água por cerca de 8 minutos. Depois ele tem que subir pra respirar.


golfinho nariz de garrafa ou flipper, também chamado de delfim, é um mamífero que vive em mares e estuários, pertencente à ordem dos Cetáceos e à família Delphinidae. Existem, aproximadamente 68 espécies de golfinhos, estes vivem em ambientes costeiros, oceano aberto, rios e estuários. Alguns golfinhos conhecidos como boto vivem em rios, como o caso do boto cor de rosa (Inia geoffrensis) pertencente a famíliaIniidae, encontrado nas bacias amazônicas do Rio Amazonas e Orinoco, dentro dos limites de alguns países da América do Sul (Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil). (Dados segundo FAO, 2006)
Os golfinhos sempre despertaram a imaginação e uma certa fascinação das pessoas, desde os tempos antigos até os dias de hoje, devido as crenças e mitos criadas através de personagens como o golfinho narval que vive em águas árticas (Monodon monoceros), que na idade média inspirou lendas como a do unicórnio, pois este golfinho apresenta um corno, que na verdade é o primeiro dente incisivo dos machos.
Este mamíferos marinhos vivem em grupos para ajudar na proteção contra predadores e facilitar obtenção de alimento. Apresentam diversos comportamentos sociais, como batida de cauda, assobios, saltos, mordidas, toques e etc. Eles podem atingir uma velocidade de 56km/h.
Os golfinhos têm necessidade de respirar tendo assim de nadar até a superfície. Eles possuem um orifício respiratório acima da cabeça sendo por ela que eles expelem o ar e pegam fôlego para mergulhar. Tem capacidade de mergulho de até 8 minutos, podendo alcançar a profundidade de 300 metros. A capacidade e a sensibilidade auditiva dos golfinhos são extraordinárias.
Alimentam-se basicamente de peixes, camarões e lulas. Apesar de possuírem de 80 a 100 dentes, os golfinhos engolem os alimentos sem mastigar. Todo o processo de digestão acontece no estômago. O tamanho e o peso dos golfinhos variam muito de espécie para espécie. Alguns golfinhos da família Ziphiidae  possuem apenas 2 dentes, isso devido ao fato de especializarem na captura de lulas, e por isso os dentes só servem de gancho para fixação do alimento e posteriormente ingestão.
As fêmeas dos golfinhos passam de 10 a 11 meses em gestação. Os filhotes são amamentados por aproximadamente 14 meses.
O golfinho orienta-se por ecos dos sons que eles próprios produzem - um sonar, parecido com os utilizados pelos morcegos.
Muitas vezes brincalhões, os golfinhos fazem acrobacias nas quais demonstram sua agilidade e força. Estes saltos fazem parte da comunicação dos golfinhos. A pesca destes animais está proibida desde 1988, mas essa lei não é respeitada. Apesar da aparecência amigável, podem em alguns momentos atacar pessoas que estiverem nadando junto à ele.
Os golfinhos podem ser ensinados a fazer manobras, algumas bem complexas. Apenas os primatas e golfinhos tem comportamentos tão complexos ligados com alimentação, proteção e reprodução.
Os únicos predadores dos golfinhos são as orcas (Orcinus orca - que inclusive faz parte da família Delphinidae), ostubarões e o ser humano. O problema é com os pescadores de sardinha que utilizam redes para capturar os peixes. Os golfinhos se prendem nessas redes, podendo até morrer. A expectativa de vida dos golfinhos, em liberdade, é de no mínimo 25 a 30 anos, podendo ser maior, dependendo da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário